Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

por mateus publicado 05/05/2016 09h09, última modificação 03/04/2021 08h37 expirado
Defesas de TCC, Instruções e agendamento.

Defesas de TCC - Instruções e agendamento

Caro discente,
 
Conforme Resolução CBiotec nº 01/2020, o Colegiado do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba, estabeleceu as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Biotecnologia.
Comece lendo o resumo das instruções, preenchendo os formulários e solicitando a seu orientador a assinatura dos documentos iniciais para a matrícula na atividade de TCC.
 

RESUMO DAS INTRUÇÔES

 

Formalização do seu TCC

 
1) Matrícula na atividade:
O TCC se inicia com a matrícula na atividade de Trabalho de Conclusão de Curso. O(A) discente deverá encaminhar à Coordenação do Curso um e-mail () para formalizar a matrícula, com o nome do orientador pretendido, no período estipulado em calendário acadêmico emitido pela PRG, conforme cada período letivo.
 
2) Envio dos documentos:
Após a solicitação de matrícula na atividade, o(a) discente deverá entregar à Coordenação de Graduação, no prazo de até 14 dias corridos após o início do período letivo, os seguintes documentos (Art. 7°):
I – O resumo da proposta de TCC (Anexo II);
II – Termo de compromisso (Anexo III);
III – Declaração de aceite do orientador (Anexo IV);
IV - Declaração de aprovação do projeto no comitê de ética no uso de animais em pesquisa e/ou comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos e/ou comitê de biossegurança, quando for o caso.
 
ATENÇÃO: Se o seu orientador é externo ao Centro de Biotecnologia, veja o período para solicitar ao Colegiado de Curso, conforme a Resolução CCBiotec N° 01/2020. em seu artigo 8°, parágrafo 2°: Quando o(a) orientador(a) for externo(a) ao CBiotec, o(a) discente deverá ser acompanhado(a) por um(a) orientador(a) interno(a), devendo obedecer aos seguintes itens: I – Apresentar solicitação formal ao Colegiado de Curso, conforme formulário (Anexo V), constando justificativa para a orientação externa, contendo o link do currículo Lattes do orientador, com antecedência de 3 (três) meses ao início do semestre no qual a defesa ocorrerá.
 
 

A defesa

A defesa de seu TCC deverá ser previamente agendada, pelo seu orientador (ou co-orientador do CBitoec), para o período e local definido pela Comissão de TCC (Agende aqui).
Não esqueça de entregar o TCC, a todos os membros da banca, NO MÍNIMO, 10 dias antes da data de defesa (Art. 24).
A Comissão de TCC elaborará a Ata de Defesa e entregará ao orientador junto com a ficha de avaliação (Art. 9°, parágrafo XI) e ainda entregará também a Declaração de Participação na Banca.
Durante a defesa o aluno terá entre 20 e 30 minutos para apresentar o TCC e cada membro da banca terá até 15 minutos para fazer a arguição (Art. 25).
Tanto a Ata de Defesa quanto a ficha de avaliação deverão ser assinadas pelo orientador e pelos membros da banca e entregues ao um membro da Comissão de TCC logo após a defesa (Art. 9°, parágrafo XII e Art. 10, parágrafo XIII).
 
 
Caro orientador,
Agende aqui a defesa do TCC de seu aluno, nos horários disponíveis na planilha, informando os integrantes da banca e afiliação. Estas informações constarão na Ata de Defesa e declarações assim como for preenchido do agendamento.
 

Após a Defesa de TCC

Havendo reformulações sugeridas pela banca durante a defesa, o aluno terá 10 dias corridos para entregar a versão final corrigida em formato eletrônico à Comissão de TCC (Art. 27, Parágrafo Único).
A versão final e corrigida do TCC deverá ser entregue à Comissão de TCC com duas cópias, em CD/DVD, com o devido modelo para a capa (Verifique se as cópias foram gravadas corretamente).
As demais cópias deverão ser entregues aos membros da banca, a combinar com o orientador (Art. 11, parágrafo VI).
O aluno também deverá entregar à Comissão de TCC, junto com os CD/DVD o Termo de Autorização para Publicação e Divulgação (Art. 9°, parágrafo XIII).
 

Ficha Catalográfica

Compete ao(à) discente obter a ficha catalográfica através do sistema de bibliotecas da UFPB, no prazo máximo de três dias corridos após a defesa, conforme instruções nas páginas da Biblioteca Central.
Acesse aqui o tutorial em formato ppt ou vídeo.