Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ATENÇÃO ALUNOS DE LETRAS ESPANHOL EAD - PERÍODO DE MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA E DE SOLICITAÇÃO DE TURMAS ESPECÍFICAS

publicado: 10/08/2022 11h15, última modificação: 10/08/2022 11h15

Prezados (as) alunos (as),

A PRG marcou para hoje e amanhã (10 e 11/08) 3 eventos importantes, porém distintos. Talvez por isso tenha havido muitos questionamentos desde o início da semana sobre esses eventos e a diferença entre cada um. Vou explicá-los aqui para que vocês possam sanar alguma dúvida.

Matrícula Extraordinária

A matrícula extraordinária faculta ao discente a possibilidade de ocupação de vagas existentes, detectadas após o processamento da rematrícula. Sendo assim, a matrícula extraordinária é para os alunos que por algum motivo não se matricularam nos componentes ofertados no semestre vigente (2022.2) e tem uma segunda chance no período de matrículas extraordinárias.

Turma Específica

A turma específica é a turma de uma disciplina solicitada pelo discente à Coordenação

do Curso, através do SIGAA e de acordo com o Calendário Acadêmico, no caso do requerente ter possibilidade de conclusão no período corrente, de acordo com, pelo menos, um dos seguintes critérios:

I – Que o solicitante seja discente regular de graduação.

II – Que o discente tenha cumprido pelo menos 90% da carga horária da sua estrutura curricular.

III – Que o número total de disciplinas cursadas em turma específica não exceda 02 (duas) disciplinas ao longo do curso.

Sendo assim, não é todo aluno que pode fazer a solicitação de disciplina específica. Ele precisa ter um mínimo de 2700 horas cumpridas no curso, estando nesse caso quase em vias de conclusão. A coordenação de curso já fez previamente um levantamento de todos os alunos com carga horária igual ou acima de 85% e ofertou as disciplinas com maior número de retidos nesta condição de forma regular no semestre de 2022.2.

Turma de Reposição

As turmas de reposição se destinam a facilitar o processo de ensino e de aprendizagem para discentes que já cursaram e não lograram êxito em uma turma regular do componente curricular. O aluno pode solicitar esse tipo de turma se cumprir os seguintes critérios:

I – O discente deve ter cursado o mesmo componente curricular pelo menos uma vez e deve ter sido reprovado exclusivamente por nota.

II – O componente curricular deve ser obrigatório na sua estrutura curricular.

No entanto, uma turma de reposição segue os mesmos critérios de uma turma regular e só pode ser aberta se houver um mínimo de 10 alunos solicitantes.

Informamos que que os prazos para solicitação de matrícula extraordinária e para solicitação de turmas específicas estão se aproximando, fiquem atentos:

1) Matrícula Extraordinária no SIGAA (Online): 10 e 11/08/2022;

2) Prazo para solicitação de Turmas Específicas pelo discente na Coordenação de Curso - Período 2022.2.

Obs1: O calendário acadêmico referente aos cursos EAD completo encontra-se no link ao lado ---> CALENDÁRIO ACADÊMICO 2022.2 ENSINO À DISTÂNCIA - EAD (PERÍODO REGULAR)

Obs2: Qualquer dúvida, entrar em contato através do email: letrasespanhol@sead.ufpb.br

At.te