Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CBiotec tem seu primeiro TCC fruto de uma ação de extensão.

CBiotec tem seu primeiro TCC fruto de uma ação de extensão.

publicado: 28/06/2021 00h01, última modificação: 28/06/2021 11h37

A Assessoria de Extensão de Biotecnologia já se prepara para as comemorações dos 10 anos do Centro de Biotecnologia (CBiotec). E para comemorar esse marco, nada melhor que a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC) fruto de uma ação de extensão, né? Pois é, José Natanael Tavares apresentou seu TCC que teve como título: “Qualidade da água oferecida a animais da comunidade São Rafael em João Pessoa, Brasil.” O projeto teve desenvolvimento a partir de uma ação de extensão realizada entre os anos de 2016 e 2018.

O trabalho de conclusão de curso do aluno Natanael foi baseado no projeto de extensão coordenado pelo professor Ulrich Vasconcelos, coordenador do Laboratório LAMA (Laboratório de Microbiologia Ambiental), um laboratório de pesquisa e extensão, situado no centro de biotecnologia. O enfoque do TCC, associado ao projeto de extensão, teve como objetivo a busca por melhorias das atividades de educação e saúde ambiental com criadores de animais, residentes na Comunidade São Rafael.

Segundo relatos do professor Ulrich, a exploração do tema do TCC por um trabalho desenvolvido na extensão partiu do discente, uma vez preocupado com as questões que levantava na sua pesquisa durante a realização da extensão. Ainda segundo ele, a importância da qualidade da água servida a mais de 100 animais, em um censo produzido nesses anos, aliada à verificação das distinções que os tutores faziam entre os animais domésticos: criação (cães e gatos), retorno econômico (porcos, cavalos e galinhas) e adorno (passarinho), resultam diferentes formas de tratamentos e cuidados. Era visível as diferenças de percepção da qualidade dessa água pelos moradores, bem como a decisão entre quem a utilizaria para dessedentação. Cuidados maiores eram dados às de consumo humano e dessedentação de animais integrantes da família. Foi evidenciada a prática do especismo e do especismo dentro do especismo, dando novos rumos ao projeto.

Segundo a professora Sabrina, ex-professora substituta do CBiotec, membro da banca avaliadora do TCC e incentivadora da extensão universitária, ela afirma que: "A sensação é de muito orgulho e certeza de que a extensão vai além de um trabalho que leva um pouco da Universidade até a comunidade, ela também traz a um pouco da comunidade até a Universidade. A extensão também é pesquisa, embora alguns achem que não, e a escolha de Natan por transformar os anos que fez parte da extensão ao longo da sua graduação significou o fechamento de um ciclo cheio de possibilidades, pois a banca trouxe muitas sugestões que a pesquisa com esse tema possibilita para ele desenvolver no futuro em pós-graduações.”

Os desdobramentos desse projeto, segundo os autores, são avaliados em retornar à comunidade e aprofundar mais as questões da qualidade da água e a educação para evitar categorizações de animais não humanos. Pensa-se também num estudo no contexto de Pós-Graduação, dentro do mesmo tema.

Para nós da assessoria de extensão esse trabalho é a validação da importância do tripé ensino, pesquisa e extensão da Universidade federal da Paraíba e de todo o incentivo que a universidade coloca na extensão universitária ao longo dos anos. É uma satisfação enorme ver o crescimento das ações de extensão no centro e a valorização da extensão universitária.

Veja mais material aqui: https://www.instagram.com/p/CQjer3Enb1N/?utm_medium=copy_link

Por: Assessoria de Extensão do Centro de Biotecnologia

25/06/2021