Você está aqui: Página Inicial > Contents > TCCs > 2020.1 > UTILIZAÇÃO DOS AMINOÁCIDOS GLUTAMATO, GLICINA E CISTEÍNA PARA ATENUAR OS EFEITOS TÓXICOS DE CÁDMIO NO CULTIVO IN VITRO DE BRASSICA RAPA L.
conteúdo

UTILIZAÇÃO DOS AMINOÁCIDOS GLUTAMATO, GLICINA E CISTEÍNA PARA ATENUAR OS EFEITOS TÓXICOS DE CÁDMIO NO CULTIVO IN VITRO DE BRASSICA RAPA L.

por Edson Luiz Folador última modificação 25/02/2021 16h38
O cádmio é um elemento considerado como metal pesado e utilizado em baterias de níquel-cádmio e em pigmentos. Seu descarte inadequado pode contaminar plantações e, consequentemente, alimentos. Dessa forma, as formas de descontaminação desses poluentes são atrativas, sendo a fitorremediação uma técnica de bom custo-benefício que tem como aliada a utilização de plantas naturalmente hiperacumuladoras para a remoção desses contaminantes nos solos. Dentro desse processo, o gênero Brassica L. apresentam características fitorremediadoras, sendo a Brassica rapa L, uma planta herbácea com bom crescimento em biomassa e especial tolerância ao cádmio. Assim, o objetivo deste trabalho foi de avaliar a atenuação de efeitos tóxicos do cádmio pela suplementação exógena de glutamato, glicina e cisteína na espécie Brassica rapa L. cultivada in vitro. O experimento foi realizado a partir de um modelo fatorial das concentrações de 0, 50, 100 e 200 ppm de cádmio e dos três aminoácidos em conjunto, totalizando 16 tratamentos. No cultivo, foi utilizado meio base MS com pH ajustado 5,8. Em câmara de fluxo laminar as sementes foram desinfestadas com uma solução de hipoclorito de sódio 1,25 % de cloro ativo antes da inoculação em meio previamente autoclavado. Após 45 dias os parâmetros de altura da plântula, comprimento da raiz, número de folhas, peso fresco da planta e diferenciação entre planta normal e anormal foram avaliados. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância no software SISVAR®, dos quais os tratamentos com diferenças significativas (p ≤ 0,05) foram submetidos ao teste de média de Tukey. Foram observadas diferenças significativas para número de folhas, comprimento de raiz e formação de plantas normais, demonstrando possível atenuação dos efeitos tóxicos do cádmio mediante suplementação com aminoácidos. A melhor concentração para a atenuação dos efeitos foi observada em 100 ppm de aminoácidos. Esse resultado fornece uma base para estudos acerca da concentração referida para um melhor refino da técnica de fitorremediação através da suplementação de aminoácidos. Palavras-chave: Fitorremediação, hiperacumulação, metais pesados