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Sobre o Curso

por mateus publicado 13/09/2016 10h35, última modificação 03/02/2024 23h07

Titulação conferida: Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue
Modalidade: Presencial e a Distância
Regime Letivo do Curso: Semestral
Número de vagas oferecidas por semestre: 50 vagas (2 entradas por ano)
Turno: Noturno
Duração do curso: 4,5 anos.
Tempo para integralização curricular
Mínimo: 9 (nove) períodos letivos;
Máximo: 14 (doze) períodos letivos.
Carga Horária Total: 2.910 horas
Créditos Total: 194 créditos
Carga Horária de Matrícula Máxima por Semestre: 300h (20 créditos)
Carga Horária de Matrícula Mínima por Semestre: 195h (13 créditos)

 

OBJETIVO DO CURSO

O curso de Secretariado Executivo Bilíngue é direcionado à formação de profissionais bacharéis com competências para promover e participar da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das Organizações Públicas, Privadas e de Terceiro Setor. O objetivo geral do curso é formar profissionais de Secretariado Executivo Bilíngue para atuar como assessor, gestor, consultor, empreendedor, docente em diversas organizações a nível local, nacional e internacional.
Com isso, o curso objetiva desenvolver profissionais que atuem na busca pelo aumento de produtividade e competitividade, e que sejam aptos para atuar no mercado globalizado e em constantes transformações, sem desconsiderar a realidade local e regional. Assim, objetivamos formar um profissional com perfil empreendedor, transformador e capaz de prestar assessoria e consultoria a diversos níveis hierárquicos no âmbito das organizações, a executivos e a dirigentes no desempenho de suas funções.
O curso tem como finalidade graduar profissionais com a capacidade de tomar decisões na sua área de atuação, com base em conhecimentos técnicos específicos e em conhecimentos de funções gerenciais. Os objetivos específicos do curso se pautam nas linhas de formação definidas no parágrafo segundo, do Art.2º, das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução MEC nº 03/2005), a saber: - Formar profissionais para atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. - Oferecer uma matriz curricular com disciplinas que desenvolvam um perfil multi e interdisciplinar; - Capacitar os futuros profissionais para atuação de gerenciamento de conflitos e tomadas de decisões; - Promover o conhecimento para a efetividade da assessoria organizacional, a partir do gerenciamento e a condução de processos, pessoas e recursos;

- Fomentar a atuação na gestão da qualidade, gestão de marketing, gestão de carreira e pessoas, gestão da informação - Desenvolver habilidades para a gestão da comunicação escrita e oral - Atuar como co-construtor de conhecimento na organização em seus diferentes setores, a partir de uma visão organizacional holística;

- Proporcionar aprendizado em torno do planejamento, controle, direção, organização e inovação da assessoria e gestão secretarial;
- Promover conhecimentos para a aplicação da liderança e trabalho em equipes;
- Formar profissionais sensibilizados e conscientes para as causas ambientais;
- Formar profissionais conscientes entre as intersecções de gênero, raça e classe, norteadoras das diferenças de identidades e as atuações no mundo do trabalho.
- Difundir as competências necessárias para atuar na assessoria executiva, (co) gestão organizacional, (intra) empreendedorismo de negócios e social, consultoria empresarial e docência.
- Potencializar conhecimentos para os profissionais desenvolvam uma visão da cultura organizacional, seus nichos mercadológicos (ou de atuação, dependendo do perfil da organização) e perfis de clientes ou usuários.
- Formar profissionais que atuem na busca pelo aumento de produtividade e competitividade e sejam aptos para atuar no mundo globalizado e em constantes transformações, sem desconsiderar a realidade local e regional.
- Formar um profissional empreendedor, transformador e capaz de prestar assessoria a diversos níveis hierárquicos no âmbito das organizações, a executivos e a dirigentes no desempenho de suas funções. - Graduar profissionais com a capacidade de tomar decisões na sua área de atuação, com base em conhecimentos técnicos específicos e em conhecimentos de funções gerenciais.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso de Secretariado Executivo Bilíngue se propõe a formar profissionais com sólida formação multi e interdisciplinar, alta performance analítica, inovadora e moderna. Dessa forma, espera-se que os egressos possuam:
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I - Capacidade de articulação conforme os níveis de competências fixadas pelas organizações, bem como visão holística da organização e das peculiares relações hierárquicas e intersetoriais;
II – Competências gerenciais com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle, direção e avaliação, sobretudo com perfil de liderança e predisposição para o trabalho em equipe e resiliência, na busca da sinergia;
III – capacidade de utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;
IV – Conhecimentos para lidar com desafiantes modelos inovadores de gestão;
V – Habilidades para a comunicação escrita e oral eficaz, fazendo uso, também, de línguas estrangeiras como o Inglês e Espanhol.
VI – Capacidade de gerenciar as informações, assegurando a uniformidade e referencial para diferentes usuários, fazendo uso da ética e do sigilo profissional.
VII – Aptidão para atuar como gestor e assessor executivo com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;
VIII – Iniciativa para atuar como empreendedor, consultor e docente.
IX – Competência eficaz para a realização de atividades técnicas secretariais, se atualizando frente às tecnologias e à modernidade, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações;
X - Iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional;
XI - Consciência sobre marcadores sociais, especial de gênero, raça e classe, na atuação profissional;
XII – Consciência sobre o seu papel na preservação e cuidados do meio ambiente
XIII – Competência para efetivar uma comunicação por meio das mídias e redes sociais, compreendendo o seu impacto para o mundo dos negócios.
IX – Capacidade de enxergar as problemáticas sociais, por meio do contato e diálogo com a sociedade.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue e, com base nos princípios de interdisciplinaridade, a formação do profissional Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue deve contemplar as relações entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão, preparando Secretários para exercer o seu novo papel dentro das organizações, assessorando, gerenciando, gerindo fluxo de informação, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentando mudanças culturais, econômicas, políticas, sociais e profissionais, com sensibilidade e lucidez para diagnosticar conflitos e resistência a mudanças, com visão empreendedora, capaz de promover novos conhecimentos e provocar mudanças, trabalhando com competência e discrição.

Na lei de regulamentação da profissão de secretariado, Lei nº 7.377/1985, no Art.4º. contém as atribuições desse profissional: I - planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; II - assistência e assessoramento direto a executivos; IV - redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; V - interpretação e sintetização de textos e documentos; VI - taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; VII - versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; VIII - registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; IX - orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento a chefia; X - conhecimentos protocolares.
Para Portela e Schumacher (2009, p. 29), “o profissional de Secretariado Executivo Bilíngue tem uma visão generalista, com técnicas intelectuais, relacionais, sociais, políticas e de liderança”. Por essa razão, contribui para sua formação em diferentes áreas do conhecimento: ciências humanas, sociais, exatas, jurídicas e da comunicação. Ressalta-se, ainda, a necessidade de integração entre essas diversas áreas do conhecimento, procurando desenvolver o perfil acadêmico e intelectual requerido pelo mercado de atuação.

O Projeto Pedagógico do Curso busca fundamentar a formação do profissional de Secretariado Executivo Bilíngue habilitado para atuar no mercado de atuação, no mundo globalizado, tendo um papel relevante na ação administrativa, sem deixar de considerar os aspectos locais e regionais. Por isso, resgata-se o Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC que foi enviado aos dirigentes de gestão de pessoas das instituições federais de ensino, são atividades típicas do cargo de Secretariado Executivo Bilíngue:


Assessorar direções: Administrar agenda pessoal das direções; despachar com a direção; colher assinatura; priorizar, marcar e cancelar compromissos; definir ligações telefônicas; administrar pendências; definir encaminhamento de documentos; assistir à direção em reuniões; secretariar reuniões. • Atender pessoas: Recepcionar pessoas; fornecer informações; atender pedidos, solicitações e chamadas telefônicas; filtrar ligações; anotar e transmitir recados; orientar e encaminhar pessoas; prestar atendimento especial a autoridades e usuários diferenciados.• Gerenciar informações: Ler documentos; levantar informações; consultar outros departamentos; criar e manter atualizado banco de dados; cobrar ações, respostas, relatórios; controlar cronogramas, prazos; direcionar informações; acompanhar processos; reproduzir documentos; confeccionar clippings.• Elaborar documentos: Redigir textos, inclusive em idioma estrangeiro; pesquisar bibliografia; elaborar relatórios; digitar e formatar documentos; elaborar convites e convocações, planilhas e gráficos; preparar apresentações; transcrever textos; taquigrafar ditados, discursos, conferências, palestras, inclusive em idioma estrangeiro; traduzir em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da instituição. • Controlar correspondência: Receber, controlar, triar, destinar, registrar e protocolar correspondência e correspondência eletrônica (e-mail); controlar malote. • Organizar eventos e viagens: Estruturar o evento; fazer checklist; pesquisar local; reservar e preparar sala; enviar convite e convocação; confirmar presença; providenciar material, equipamentos e serviços de apoio; dar suporte durante o evento; providenciar diárias, hospedagem, passagens e documentação legal das direções (passaporte, vistos). • Supervisionar equipes de trabalho: Planejar, organizar e dirigir serviços de secretaria; estabelecer atribuições da equipe; programar e monitorar as atividades da equipe. • Arquivar documentos: Identificar o assunto e a natureza do documento; determinar a forma de arquivo; classificar, ordenar, cadastrar e catalogar documentos; arquivar correspondência; administrar e atualizar arquivos. • Utilizar recursos de informática. • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.


Em Moreira (2018), é possível encontrar os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias para atuar em: ASSESSORAR - Assessorar Direções, Atender Pessoas; GESTÃO DA COMUNICAÇÃO - Atender Pessoas, Elaborar Documentos, Gerenciar Informações; GESTÃO DA INFORMAÇÃO - Gerenciar Informações, Controlar Correspondência, Arquivar Documentos; GESTÃO DE PESSOAS - Atender Pessoas, Gerenciar Informações, Supervisionar Equipes de Trabalho; GESTÃO DE EVENTOS E VIAGENS - Gerenciar Informações, Elaborar Documentos, Organizar Eventos e Viagens.


No relatório do Fórum Econômico Mundial, “The Future of Jobs 2020”10, publicado em 2020, foram elencadas algumas habilidades que mais serão demandadas no futuro: 1. Pensamento analítico e inovação; 2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado; 3. Resolução de problemas; 4. Pensamento crítico; 5. Criatividade; 6. Liderança; 7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias 8. Programação; 9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; 10. Raciocínio lógico; 11. Inteligência emocional; 12. Experiência do usuário; 13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);14. Análise e avaliação de sistemas; 15. Persuasão e negociação. Por isso, para formar profissionais com tais habilidades, esse PPC incluiu diversas dessas habilidades no conteúdo das ementas de várias disciplinas, além de contar com três disciplinas específicas: Gestão Estratégica de Pessoas (2º período); Psicologia do Comportamento Organizacional (5º período); Psicologia da Inteligência e do Comportamento Corporativo (6º período).
O curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue possibilitará a formação profissional que revele as seguintes hard e soft skills:
 capacidade de articulação de acordo com os níveis de competências fixadas pelas organizações;
 visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas e inter-setoriais;
 exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;
 utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;
 habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
 domínio dos recursos de expressão e de comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;
 receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;
 adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;
 gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
 gestão e assessoria administrativa com base em objetivos e metas departamentais e empresariais;
 capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos;
 eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informações; e
 iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional.
 Inteligência e controle emocional.
 Capacidade de persuasão e negociação.

O sucesso profissional do Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue está na capacidade de aplicar os conhecimentos técnicos e científicos, adquiridos durante a sua formação acadêmica, desenvolvendo, assim, uma percepção crítica da realidade. Essa percepção é a base para que ele possa participar de mudanças estruturais, no âmbito das organizações, e contribua para o crescimento da profissão no mercado de atuação, mantendo sua empregabilidade.
Devido à presença de carga horária de extensão em alguns componentes, as contribuições da extensão para os estudantes e profissionais de Secretariado Executivo se dão em torno do desenvolvimento de algumas habilidades alcançadas a partir da experiência com a extensão. Por isso, é possível que as seguintes habilidades e competências sejam desenvolvidas ou aprimoradas por meio das práticas de extensão:
1. Geração da responsabilidade com o desenvolvimento social, produzindo saberes e práticas profissionais de assessoria com e para a melhoria da vida de toda população.
2. Fundamentação dos conhecimentos teóricos em função das exigências da realidade, indispensável na formação do(a) discente para consolidar habilidades de intercâmbio com a sociedade, o que implica em relações multi, inter ou transdisciplinar e inter-profissional
3. Valorização da atitude prática como ponto crucial no desenvolvimento dos saberes, derrubando a tese da neutralidade da ciência e reconhece a dimensão política e cultural do conhecimento para a transformação de uma sociedade pautada pela desigualdade social
4. Promoção de uma consciência crítica e analítica, almejando também a intervenção na realidade em uma perspectiva transformadora e libertadora
5. Consolidação de uma visão multidimensional, em que as dimensões político-sociais humana estejam presentes na atuação de assessoramento

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

De acordo com o Art. 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, esses profissionais podem atuar como: gestores, assessores, empreendedores e consultores, com a finalidade de atender as necessidades exigidas pelo mercado de atuação. Neste sentido, essas atividades têm se constituído, ao longo do tempo, como as principais áreas de atuação destes profissionais, também denominadas de “Pilares do Secretariado” (GIORNI, 2017, p. 74), e, em razão disso, devem compor, de forma efetiva, a sua formação acadêmica, servindo de base para a construção de seu perfil profissional e para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Ressalta-se que essas áreas de atuação não limitam as práticas do profissional de Secretariado, no entanto, definem os caminhos para esses profissionais estarem em exercício, uma vez que as mudanças constantes vivenciadas pela sociedade contemporânea contribuíram para a expansão das formas de atuação possíveis, de modo que estas práticas podem se diluir na realização de diversas atividades laborais.

Diante das profundas alterações pelas quais vêm passando o mercado de atuação, imprimindo nova face aos postos de trabalho, da complexidade do mundo dos negócios e do novo paradigma da internacionalização dos mercados, o campo de atuação do secretário executivo tem aumentado consideravelmente. Observa-se, então, uma crescente ampliação do mercado de atuação para o Secretário Executivo devido à valorização desse profissional, à abertura de novos campos de atuação, à expansão e à diversificação das empresas e corporações e ao crescimento da procura por profissionais qualificados, tanto do ponto de vista técnico quanto humanístico. Os egressos são profissionais aptos a atuar junto aos dirigentes de organizações públicas e privadas e do terceiro setor, podendo também trabalhar de forma autônoma e polivalente, em um cenário de grandes e rápidas mudanças e de complexidades.

Sobre isso, Paes et al (2015, p. 101) aponta para “novas formas de atuação profissional: home office, escritórios virtuais, pool secretarial; explorar a área de consultoria secretarial, levantando os aspectos desta nova forma de inserção; e verificar de que forma o profissional de Secretariado pode atuar no ramo de cooperativas”. A atuação como assessor possibilita ao Secretário Executivo colocar em prática seus conhecimentos e habilidades com a finalidade de auxiliar ou colaborar com a atividade de seus superiores. Nonato Júnior (2009, p. 157) afirma que a assessoria pode desenvolver-se no “âmbito operacional, tático, executivo, intelectual ou interdisciplinar [...], interligando realidades, conhecimentos, pessoas, níveis hierárquicos ou interrelacionais”. Desse modo, os estudos acadêmicos dessa atividade, precisam focar na abordagem de conhecimentos que estejam relacionados à reflexão e aplicação de teorias e práticas, a fim de gerar saberes que possibilitem a sua aplicação nas ações de Assessoria (NONATO JÚNIOR, 2009). A prática da assessoria está na base da origem da profissão de Secretariado, constituindo-se com uma função quase indissociável deste profissional.

A Assessoria Remota ou Secretariado Remoto tem se apresentado como outra área para atuação dos secretários executivos, em algumas categorias de prestação de serviço que foram elencadas por Paes e Santiago (2020): Serviços burocráticos gerais (de secretaria) Serviços orçamentários, financeiros e bancários Serviços de Marketing, Publicidade e Propaganda Serviços contábeis e cartorários Serviços administrativos diversos. Além destes, os secretários podem prestar serviços remotos aos docentes, conforme aponta Santiago e Paes (2021). O secretariado remoto, por meio do Teletrabalho, é uma atuação regulamentada pela Lei Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, que estabelece direitos e deveres desses profissionais. Como gestor, o Secretário Executivo desempenha funções gerenciais, contribuindo com o alcance de objetivos organizacionais, por meio da aplicação de conhecimentos e atitudes que possam potencializar os resultados da empresa. É característico dessa atividade realizar funções da administração, tais como: planejamento, organização, direção e controle. Antunes (2013, p. 403) esclarece que “a gestão é responsabilidade do secretário e deve estar alinhada às estratégias organizacionais”, sendo necessário para a sua execução “conhecimentos das funções administrativas, visão sistêmica nos negócios, além de conhecimento amplo em sua área de atuação”.

Na função de empreendedor, o profissional de Secretariado pode atuar tanto dentro do contexto organizacional, contribuindo com ações inovadoras que possam potencializar as atividades, processos de trabalho e resultados esperados, ou ainda como gestor do seu próprio negócio, atuando em uma área de seu interesse e que esteja relacionada aos saberes adquiridos ao longo de sua formação. Sobre isso, Marçal e Barbosa (2020) destacam que:
O empreendedorismo não está restrito apenas à criação de novos negócios, comumente relacionado a pequenas empresas, mas pode e deve ser empregado pelas organizações existentes como forma de sistematizar seus processos internos para a geração das inovações empresariais. Empreendedorismo e inovação estão intimamente ligados e são ingredientes fundamentais (MARÇAL; BARBOSA, 2020, p. 103).

Diante disso, entende-se que para desenvolver esta função, ou seja, o perfil empreendedor, faz-se necessário que este profissional desenvolva algumas características, as quais, segundo Neiva e D’Elia (2009, p. 166), seria: “motivação; capacidade de análise; estabelecimento de metas; confiança em si mesmo; otimismo; flexibilidade; automotivação; aceitação e análise de erros; capacidade de recomeçar; criatividade na solução de problemas; autoestima; capacidade de realização; entre outras”. Em pesquisa realizada por Deus, Lima e Adelino (2020), verificou-se que esta área pode se constituir uma opção frequente dos Secretários Executivos graduados na UFPB. Desse modo, os apontamentos da pesquisa evidenciaram, como principais motivos apresentados para a escolha dessa atividade como área de atuação, desde a visualização de uma oportunidade significativa para colocar em prática conhecimentos adquiridos no Curso, à possibilidade de atuar em uma área de interesse, entre outras vantagens destacadas.

Outra área em que esse profissional pode atuar de maneira autônoma, que vem crescendo gradualmente, é o campo da consultoria empresarial. Nesse setor, o profissional pode prestar serviços a diferentes instituições, com a elaboração de projetos e diagnósticos voltados para diversas funções de competência do Secretário executivo, tais como a gestão e execução de eventos, gestão de documentos e da informação, além da própria gestão secretarial; bem como pode desenvolver a consultoria dentro da instituição em que atua, na identificação de problemas organizacionais, que estejam relacionados a sua atuação. Compreende-se que o profissional de Secretariado pode atuar como consultor externo e interno. Sobre as características que compõem estes perfis, Giorni (2016) destaca que o consultor externo se configura como autônomo, que não possui vínculos com a empresa onde prestará seus serviços, já o consultor interno atua na empresa, por isso pode estar envolvido com as ações cotidianas, sendo conhecer da organização em seus variados aspectos.

Nesse sentido, para atuar como consultor, faz-se necessário que o profissional de Secretariado se torne especialista em um dado assunto, ou seja, que possua conhecimentos necessários para identificar problemáticas e propor soluções que sejam aplicáveis a cada contexto de realização. Outro campo de atuação, que está em processo de ascensão, é o terceiro setor, em que o secretário executivo utiliza seus conhecimentos técnicos, gerenciais e humanísticos, agindo, assim, de maneira mais generalista, nas ações de cogestão, assessoria e consultoria. Além disso, o profissional de Secretariado pode atuar como tradutor de idiomas estrangeiros, de modo “[...] que os secretários precisam saber métodos, técnicas, estratégias, ferramentas e a prática em si na tradução, evidenciando questões linguísticas, tais como vocabulário, terminologia, gramática, conhecimento aprofundado ou avançado do idioma” (CANTAROTTI, 2018, p. 163). Assim, as disciplinas de Técnicas de Tradução em Inglês e Técnicas de Tradução em Espanhol deverão fornecer tais conhecimentos os estudantes, desenvolvendo habilidades para que eles explorem e aprofundem a sua qualificação profissional para atuar no ramo da tradução de idiomas estrangeiros ou português.
Segundo Cantarotti (2018, p. 168), os secretários executivos atuam traduzindo diversos gêneros textuais no exercício da sua profissão: “e-mails, documentos oficiais, redação oficial, cartas comerciais, memorandos, ofício, contratos e atas” [...] “relatórios, convites, cerimoniais, comunicados, artigos de jornais e revistas, avisos, regulamentos, portarias, certificados, instruções normativas, sites, editais, agendas, apresentações em power point, currículos, cartões de visita, requerimentos, declarações diversas, formulários, convocações.” Para isso, os estudantes contam com disciplinas em inglês e espanhol. Na questão da atuação em cooperativas apontada por Paes et (2105), já há registros de estágio, projetos e pesquisas que foram realizados em Cooperativa com a presença do estudante de Secretariado.

Em pesquisa recente, investigou-se “[...] sobre a atuação da/do profissional de secretariado nas organizações, especialmente nos grupos produtivos e cooperativas de mulheres que compõem o terceiro setor” (MARINHO, SILVA, SANTIAGO, 2022, p. 164). As atividades alusivas à assessoria secretarial na Cooperativa em estudo, foram: “As atividades efetivadas foram: registros fotográficos de cada momento de produção e comercialização; organização de documentos; elaboração de documentos como atas, ofícios, cartas convites; preparação de relatórios financeiros; preparação de tabelas de produção, contribuição em organização de eventos; participação em feiras de artesanatos e vendas; apoio e responsabilidade em fomentar a fanpage do grupo; realização de entrevistas durante o processo de transformação do grupo, no momento de execução do projeto.” (MARINHO, SILVA, SANTIAGO, 2022, p. 174). Por fim, aponta-se que o Secretário Executivo também pode atuar como docente, desde que não seja exigido cursos de licenciatura, embora não esteja previsto na Resolução 03/2005, que são as Diretrizes Curriculares de Secretariado. Por conta dos relatos de experiências e resultados de pesquisas científicas, vê-se que o secretário pode atuar nas escolas de ensino técnico, profissionalizante, tecnólogo, capacitação e treinamento nas organizações, na graduação e pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu entre outras modalidades. Quando o egresso em Secretariado Executivo concluir cursos de pós-graduação lato sensu e/ou strictu sensu, estará apto a atuar, também, no ensino superior.

O desenvolvimento de um profissional de secretariado qualificado, competente e com habilidade para lidar com os desafios organizacionais requer uma formação que passe por docentes que possuam, também, a graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (SANTIAGO, SILVA, 2017). Logo, atuar como docente no ensino de secretariado, é abarcar um nicho de mercado para a formação de novos profissionais de secretariado. Logo, é necessário que os estudantes busquem desenvolver suas competências docentes durante o curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, visando atuar como professor. Sobre esse campo de atuação, a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado tem promovido discussões e estimulado pesquisas científicas que abordem o contexto do professor com a graduação em Secretariado Executivo, por meio do Grupo de Trabalho intitulado: GT 2: Formação profissional e docente em Secretariado, Tema 1: Docência em Secretariado e Tema 2: Formação Profissional - Ensino, Aprendizagem e Prática Extensionista.

Para tanto, algumas competências e habilidades que serão desenvolvidas na formação profissional do Secretário Executivo, também são inerentes à atuação como docente como “competências e habilidades que são necessárias para que o profissional de secretariado se inserir na docência, sendo elas: vontade de ser professor, amor à profissão de secretariado, conhecimento prático da arte de secretariar, ser organizado, ter um bom relacionamento interpessoal, saber administrar o tempo, ter capacidade de planejamento, cursar especialização em didática do ensino superior e mestrado e doutorado” (SANTIAGO; SILVA, 2017, p. 162).

Desse modo, este PPC propõe que os egressos em Secretariado Executivo Bilíngue podem atuar como docentes nos mais diversos níveis de ensino. De acordo com Neiva e D’Elia (2009), o profissional de secretariado se conecta com o mundo globalizado quando atua como elo entre clientes internos e externos, parceiros, fornecedores; gerencia informações; administra processos de trabalho; e prepara e organiza o ambiente de trabalho para que soluções e decisões sejam tomadas. As autoras ainda ressaltam que esse profissional atua como agente facilitador, uma vez que administra relações interpessoais no âmbito das organizações.